quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Paulo Aguiar Luna


São Luís vai sediar a terceira etapa regional da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (CESA), que acontece nesta quarta (14) e quinta (15), no hotel grand são luís, às 9hs. A conferência, que faz parte da ação conjunta entre as secretarias de estado de meio ambiente, saúde e cidades, tem como meta elaborar soluções emergentes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental. O lema da conferência é: "saúde e meio ambiente: vamos cuidar da gente”.
A etapa estadual vem sendo presidida pelo secretário de estado da saúde, Ricardo Murad e vice-presidida pelo secretário de estado de meio ambiente Washington Rio Branco.
A CESA tem, entre outros objetivos, ampliar a consciência sanitária, promover debates sobre as relações de saúde, ambiente e desenvolvimento, no sentido de fomentar a participação da sociedade civil e sensibilizar a comunidade para que constituam instâncias colegiadas para tratar de temas relacionados à saúde ambiental. A conferência tem abrangência estadual e leva em conta os aspectos regionais e territoriais, devendo suas análises, formulações e proposições contemplarem essa amplitude, na construção de políticas públicas voltadas para o saneamento ambiental visando minimizar os problemas de saúde da população.
As principais discussões ocorrem com os eixos temáticos: desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; trabalho ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis.
A CESA já aconteceu nas cidades de Caxias, entre os dias 01 e 02/10, Imperatriz, entre os dias 8 e 9/10, e São Luís sedia nesta quarta e quinta a etapa regional, e a etapa estadual acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro.

Fonte: ASCOM/ SEMA

Notícia do dia 13/10/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário