quinta-feira, 15 de outubro de 2009


1 Workshop Internacional Cidade Verde

14 a 16 de outubro

Hotel Brisamar

08h30 a 18h


Prefeitura de São Luís, discute tecnologias para implantação de cidade sustentável - a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), realiza esta semana o 1° Workshop Internacional Cidade Verde, que tem por finalidade reunir técnicos do município, nos dias 14, 15 e 16 de outubro no Brisamar Hotel, para que sejam discutidas experiências de empresas e empreendedores que trabalham com tecnologias limpas, para a partir daí, avaliar suas aplicações e possibilidades de adequação à realidade de cada localidade, com vistas à construção de bairros sustentáveis na capital.

Este evento técnico abre oportunidades para o conhecimento de inovações no campo das infraestruturas sustentáveis, possibilitando uma visão abrangente de suas aplicações, com vistas a resolver os problemas de habitação, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, drenagem, fornecimento regular de energia, água, e iluminação pública, que proporcionem qualidade de vida aliada à conservação do meio ambiente.

O Workshop terá caráter prático, apresentando em cada módulo experiências de diversos países e a viabilidade de sua aplicação em projeto piloto voltado para comunidades carentes ludovicenses.

Também serão apresentadas e discutidas ações de mobilização social em torno da educação ambiental necessárias à sustentabilidade do projeto. Esta iniciativa faz parte da primeira etapa de uma grande conquista da Prefeitura de São Luís, representada pelo secretário Afonso Lopes, junto à Metropolis Global, instituição de captação de recursos para projetos na área ambiental com sede em Madrid (Espanha), que no final do mês de junho celebrou Convênio Internacional de Cooperação Técnica, em Dubai, nos Emirados Árabes, para o planejamento e elaboração do projeto de construção do primeiro “Bairro Verde” da capital.

A visão da Prefeitura é reproduzir este modelo em todas as áreas carentes de São Luis, dotando-as de qualidade ambiental e sustentabilidade. Com este evento, a Prefeitura pretende favorecer a pesquisa, análise e seleção dessas novas tecnologias sustentáveis.

A abertura do evento acontece às 08h30, do dia 14 de outubro e contará com a participação do Prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves, do Coordenador do Programa Geosur – CAF, Erick Van Praag, e da Diretora Executiva da Metrópolis Global, Marcela Huertas.

A palestra de abertura ficará a cargo do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Afonso Henriques de Jesus Lopes, que abordará o tema “Bairro Verde em São Luís”. Em seguida, a Diretora Executiva da Metropolis Global, Marcela Huertas, falará sobre o “Consórcio Metropolis Global”, seus objetivos e atuação, seguido da abordagem do Coordenador do Programa Geosur CAF, Erick Van Praag, encerrando as atividades da manhã com a palestra do Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, Domingos Brito, sobre o tema “Palafita Zero”. À tarde, a partir das 14h30 a Secretária Municipal de Planejamento, Maria do Amparo Melo, abre os trabalhos e em seguida, Angeline Angelim, Secretária Municipal de Informática e Tecnologia, aborda o tema “Informação e Tecnologia em São Luís”. Paralelamente, grupo de trabalho comandados pelo técnico da SEMMAM, Leonardo Soares e pelo Especialista Socioambiental da SEMPE, Prof. Luiz Jorge Dias, realizarão visita técnica nos principais bairros de São Luís, onde possivelmente poderá ser implantado o projeto.

No segundo dia, pela manhã o assunto abordado está diretamente ligado à eco-infraestrutura e tecnologias alternativas, onde os temas em questão serão: Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, com abordagens do Secretário Municipal de Projetos Especiais, Francisco Barros, e José Antonio Lopes, Especialista em Planejamento Urbano. Num segundo momento, Jef Wallace(video conferência) , Diretor Executivo da Pure Ray, apresenta “Energia Solar”. Às 09h40, José Aquiles Andrade, Presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, apresenta o tema: “Procidades, São Luís – Brasil”. A palestra de encerramento da manhã fica a cargo de Paloma Rolda Ruiz, que abordará o tema “Cidade Saudável”. À tarde, os trabalhos reiniciam com a palestra do arquiteto Gustavo Marques, com o tema “Qualidade socioambiental: uma proposta de assentamento urbano sustentável”. Em seguida, o tema “Energia Maremotriz: Alternativa para o Bairro Verde”, será abordado por Oswaldo Saavedra, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA. Às 15h, é a vez de ser discutida a temática “Usina de processamento e reciclagem de lixo urbano com geração de energia e gás”, com o técnico da AVS Projetos, Almir Vital dos Santos. Prosseguindo a programação com Mike Lu, da Jatropharb, que apresentará o tema “Ecotecnologias para Bairro Verde”. Em seguida, Maria Zélia Henriques, do SEBRAE, fala sobre “Empreendedorismo X Bairro Verde”.
No último dia, a partir das 08h30, Marco Antonio de Araújo, da Ultrapuro Energia, profere palestra sobre a produção de biogás em escala industrial através de resíduos sólidos orgânicos para geração de energia às indústrias e comunidades. Em seguida, Laerty Dudas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná, profere palestra sobre o tema “Resíduos ou Lixo? Uma questão Cultural”. Às 09h40, o tema em discussão será “Educação Ambiental e geração de trabalho e renda utilizando resíduos sólidos”, com Jocemar Silveira, Presidente da Cooperativa Pedra Sobre Pedra, de São Paulo. Às 10h30, prosseguem os trabalhos com o ambientalista Vilmar Berna, da REBIA (Rede Brasileira de Informação Ambiental), que aborda o tema “A Educomunicação como ferramenta de fortalecimento e integração socioambiental comunitária”, seguido da abordagem “Viveiros e Mudas”, com Genival Quirino Filho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Paraíba), encerrando as apresentações do Workshop. À tarde, em reunião de trabalho, técnicos das diversas secretarias municipais, comandadas pela equipe da SEMMAM, desenvolverão avaliação técnica das propostas, onde será construída a agenda de trabalho para elaboração do plano de ação para implantação de bairros ecologicamente sustentáveis em São Luís.


Nenhum comentário:

Postar um comentário