quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Consumo Consciente de Sacolas Plásticas


Há algum tempo vemos algumas campanhas bem tímidas contra o uso das sacolas plásticas, existem alguns supermercados que adotaram postura de 'consumo consciente', mas infelizmente presenciamos os empacotadores quase que nos empacotando junto com as compras - um produto por sacola - e muitos de nós usando a desculpa de que precisamos das benditas sacolas para o lixo doméstico, e ainda não há uma resposta plausível para o questionamento: como colocar o meu lixo para fora?
No ano de 2007, a ex-Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, lançou a Campanha Consumo Consciente de Embalagens, começou pela capital do país, Brasília, e o objetivo era sensibilizar o consumidor de todo o país a evitar excessos de embalagens, tanto as sacolas plásticas quanto as embalagens que protegem os produtos que consumimos, comprarmos somente o necessário e optar por embalagens com selo de responsabilidade ambiental.
O tempo passa, as sacolas continuam sendo consumidas em longa escala, e a grande maioria dos empresários ainda são relutantes quanto a responsabilidade com o meio ambiente e os seres que sofrem com a ingestão desse plástico indigerível.
Cabe à consciencia de cada habitante desse planeta fazer a sua parte e, convencer de forma humana as outras pessoas a adotarem posturas mais ecológicas e de preservação da espécie. Ecobags, alimentação saudável, coleta seletiva, energia renovável, economia de água e produtos de higiene, entre outros, são atitudes viáveis e NÓS PODEMOS.
15 de outubro, data que a partir de então passa a ser mais uma ferramenta de luta contras as sacolas anti-ecológicas e a favor do consumo mais consciente.
Diana Mochel

Um comentário:

  1. De que adianta as redes de supermercados fazerem campanhas pela redução das sacolas plásticas, inclusive disponibilizando caixas de papelão, se nos caixas sempre tem empacotadores que são bem rápidos, quando a gente vê eles já empacotaram todinhas nossas compras! E é cada dois produtos numa sacolinha! O resultado disso é excesso de sacolas em casa, tantas que o nosso lixo não dá conta de consumi-las.

    ResponderExcluir