quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

TREINAMENTO DE AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS EM PASTOS BONS/MA - 24 e 25/11/2009

O Programa de Agente Ambiental Voluntário (AAV) oferecido pelo IBAMA, capacita cidadãos para trabalharem em prol da preservação e defesa do meio ambiente, por meio da educação ambiental e fiscalização. Este trabalho do IBAMA vem se multiplicando em todos os estados brasileiros e, pela sua eficiência deve ser intensificado, principalmente, nas comunidades do Sul do Maranhão, área de Cerrado que está acontecendo vários casos de desrespeito ao meio ambiente e às leis ambientais vigentes.

Em Pastos Bons, a Ecobio foi a responsável pela solicitação junto ao IBAMA/MA e pela mobilização da comunidade pastobonense para o Treinamento de AAV, mas para que os trabalhos na região sejam possíveis a entidade conta com o apoio de alguns parceiros, que ajudam com indicação de interessados em cuidar do meio ambiente, na divulgação, mobilizaçao, e outras providências.

A turma que participou da primeira etapa do AAV de Pastos Bons, estava composta por representantes das igrejas católicas e evangélicas, associações, Comitê da Cidadania, policia civil, secretarias municipais, professores, estudantes, moradores de comunidades, entre outros.



A divulgação do que é o Programa de AAV, foi feita por cartazes, convites, carro de som, rádio local, toda informação a cerca do AAV é necessária, pois a comunidade precisa ser informada da importancia da atuação do Agente ambiental



Nessa primeira etapa do treinamento, as palestras iniciaram com noções básicas sobre a competência do IBAMA, orgão ligado ao Governo Federal, as fiscalizações e as ações realizadas pelas equipes do IBAMA e do apoio da Polícia Federal, polícias militar e civil, e outros que se fazem necessários no momento de combate ao crime ambiental. Em seguida continua com explicações sobre o que é, qual a importancia e atuação do agente ambiental voluntário e, o apoio que recebe do IBAMA., Por último o grupo recebe noções de ecologia e são orientados a formar grupos de trabalho, cujo a atividade inicial é planejar e executar alguma ação de preservação ambiental. Após 1 ou 2 meses acontecerá a segunda etapa, então, o IBAMA saberá através de relatório e apresentação dos grupos quais as atividades foram realizadas em prol do meio ambiente.


O grupo participou ativamente dos dois dias de treinamento, e foi observado que as opiniões sobre o AAV são 100% positivas. Segundo Raimundo Silva e Simone, "em Pastos Bons nunca havia acontecido um evento dessa importância, que treina o cidadão para tomar conta do que é dever de todos". Outros lamentaram a ausência das autoridades locais, prefeito ou representante, vereadores e afins, mas esperam que nas próximas etapas após a repercussão do treinamento e das ações do grupo eles estejam presentes e apoiem os Agentes Ambientais de Pastos Bons.


A Ecobio está disposta a continuar com as ações em prol da preservação ambiental em Pastos Bons e aproveitará o grupo de AAV para disseminar campanhas ambientais na região e, convida outros interessados a participar dessas ações, a ser voluntário para um meio ambiente mais limpo.




Participe, procure a Ecobio e dê sua contribuição, sugestão, apoio...seja mais um, junte-se a nós!

Por Diana Barros Mochel



Um comentário:

  1. Olá.
    Que bom a existencia deste programa de treinamento de agentes ambientais voluntários é disso e muito mais que estamos precisando em prol do nosso planeta e de nossa vida. Ficaria gratificada em poder participar de algo assim. como pode ser possibilitado a promoção deste evento em nossa cidade. moro em Paraibano - MA e sinto que ha uma carencia enorme de ação neste setor principalmente para o homem do campo.
    Sou: Célia Tavares
    Email: celiabrasilino@hotmail.com

    ResponderExcluir