segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Energia Verde

ONU vê esperança para acordo climático obrigatório


NAÇÕES UNIDAS - O acordo não-vinculante de Copenhague está em um momento crítico que irá decidir se ele se tornará um tratado obrigatório de redução dos gases do efeito estufa, segundo declarações o principal negociador do clima nos Estados Unidos, Todd Stern, na quinta-feira.


Treinamento Créditos de Carbono

Cotações Créditos de Carbono (15/1/2010)

CER Spot CER 2010 CER 2011 CER 2012
11,75 11,64 11,68 12,15


Fonte estelar

Uma rede na varanda será o diferencial brasileiro mais visível da Casa Solar Flex, uma habitação projetada e construída por um consórcio de seis universidades que terá autossuficiência em energia elétrica obtida dos raios solares. Ela vai participar de uma competição em junho, em Madri, na Espanha. É a Solar Decathlon Europe, uma prova entre universidades de nove países que será realizada pela primeira vez no continente europeu.


Salão de Detroit rende-se aos carros elétricos

Modelos elétricos e híbridos são destaques em mostra americana.

Mais de 40 automóveis elétricos e híbridos estão em exibição no Salão de Detroit, Estados Unidos, onde são apresentados como principais opções para reduzir o consumo de combustível fóssil nos transportes. Os elétricos não emitem um grama de poluentes, enquanto os híbridos combinam motores elétricos e a combustão interna, com uma emissão menor do que que a das versões comuns.


Confira algumas novidades em gadgets ecológicos

Os eletrônicos com preocupações ambientais, ou a chamada tecnologia "verde", foram uma das principais tendências exibidas na última edição da feira Consumer Electronics Show (CES), que ocorreu na semana passada em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento, considerado um dos mais importantes do setor, reuniu desde teclados feitos de bambu, carregadores de celulares a base de energia humana e carregadores de pilhas que funcionam com a energia do vento e do sol.


Estudo: usinas nucleares serão construídas no Rio São Francisco

O São Francisco, um dos principais rios brasileiros, deverá contar com duas usinas nucleares a partir de 2014, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira, 15 de janeiro. Estudos da estatal Eletronuclear analisaram 20 áreas de quatro estados nordestinos, mas as regiões mais próximas do litoral foram descartadas em razão da existência de grande quantidade de água.


Falta de água fará América Latina agir contra aquecimento

Relação entre água e clima pode servir para conciliar conflitos que atrapalharam negociações em Copenhague

Pergunte ao prefeito de uma cidade na Cordilheira dos Andes sobre o resultado das negociações do clima que aconteceram em dezembro em Copenhague e provavelmente você vai receber uma resposta superficial. Pergunte sobre a queda dos níveis nos reservatórios de água doce locais e você receberá uma bronca.

A razão disso está no cerne das discordâncias que dividiram os países industrializados e em desenvolvimento e impediu um acordo vinculativo para reduzir o aquecimento global. Mas o fato também oferece um caminho para uma abordagem mais produtiva na colaboração dos países dos hemisférios norte e sul em matéria de alterações climáticas.

Obs: Maiores informações acesse a fonte de origem.

Fonte: http://www.redenergia.com.br/boletim_redenergia.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário