segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DIA DO CERRADO

O dia 11 de setembro é dedicado ao Cerrado, bioma tão rico e tão ameaçado. Estima-se que existam mais de 6.000 espécies de árvores e mais 800 espécies de aves, mais de 40% de plantas lenhosas, 50% das espécies de abelhas (endêmicas), além da grande variedade de peixes e outros seres vivos. As interferências do homem neste bioma são hoje uma das ameaças que mais prejudicam o ciclo natural dessas áreas, comprometendo os serviços ambientais prestados pelo ecossistema.

O Maranhão é composto por 60% de Cerrado, representa mais da metade de todos os biomas do Estado, estima-se que muitas áreas podem servir de corredores ecológicos, é válido enfatizar que isso influencia na dinâmica dos ecossistemas.

No entanto, os chapadões do Cerrado são planícies favoráveis à agricultura, pelas características do relevo e físicas do solo. Por isso tem atraído ao longo dos último 40 anos e, hoje com maior dinamismo, grandes produtores de soja e outros tipos de monoculturas. Essas produções não tem sido fator de desenvolvimento nas regiões onde se instalaram, empregam pouca mão-de-obra, retiram as populações nativas do seu habitat, degradam as florestas nativas diminuindo as riquezas naturais e a fonte de sobrevivência das dessas comunidades, contamina o solo, as águas subterrâneas, as nascentes de olhos d’água, além de contribuir para a diminuição das águas causadas pelo desmatamento continuo. Além de todos os contratempos já citados, essas monoculturas incentivam também a criação de carvoarias que, contribuem com a contaminação do o ar e causam diversas doenças respiratórias nos seus trabalhadores e em moradores vizinhos, entre essas e outras podem-se citar diversos problemas como intimidação entre produtores e moradores locais, invasão de terras estatais, e muitos outros.

Necessitamos de políticas públicas mais eficazes, de cidadãos conscientes e proativos, de fiscalização, de órgãos públicos competentes nas suas obrigações, de secretarias de meio ambiente de verdade e, de OLHOS E CORAÇÕES MAIS VERDES.

É tempo de reavaliar o que queremos para o presente e para o nosso futuro, o que nos motiva a buscar uma vida mais sustentável? Que tipo bairro, de cidade, de sociedade nós merecemos viver?

O Cerrado e os outros biomas brasileiros aguardam por decisões mais firmes e de defesa!

Dados do MMA

Cerrado - O bioma já perdeu 50% de sua cobertura natural. É o segundo maior bioma do Brasil, sendo superado apenas pela Amazônia. Considerado a savana de maior biodiversidade do planeta, abriga, em seus domínios, uma riqueza biológica invejável, com grande potencial de uso pelas indústrias de fármacos, cosméticos etc. No entanto, esta rica diversidade biológica está ameaçada.

Dados do monitoramento do Ibama indicam que somente no ano de 2009 foram desmatados 7.637 Km² de sua vegetação nativa. A ocupação desordenada do Cerrado é o principal fator de sua degradação, sendo a pecuária extensiva e a agricultura intensiva os principais vetores de alteração desse bioma nos últimos anos.

Diana B.Mochel