sábado, 2 de julho de 2011

Destaque Nacional em Meio Ambiente, para mais uma Profª da UFMA - Profª Drª Flávia Mochel foi nomeada representante das universidades brasileiras na Comissão Técnica Nacional em favor dos Manguezais.


A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no uso das atribuições que lhe confere criou o Comitê Nacional de Zonas Úmidas (Portaria 185, do MMA)e no dia 28 de junho de 2011, em Brasília, foi instalada a Comissão Técnica Nacional sobre Manguezais no âmbito do Comitê Nacional de Zonas Úmidas e a Profa. Dra. Flavia Rebelo Mochel foi nomeada a representante das Universidades Brasileiras.



O Comitê tem a finalidade de elaborar subsídios para um Programa Nacional para a Conservação dos Manguezais, estudar, propor e acompanhar a execução de ações, políticas, projetos para o referido ecossistema e os demais ambientes associados.



Conhecendo-se o extraordinário trabalho da professora pesquisadora, Flávia Mochel, que congrega esforços do saber popular ao saber científico espera-se ainda destaque maior nessa representatividade, para o alcance do mais ousado objetivo do Programa: Assentos para as representações comunitárias que vivem nos Manguezais Brasileiros, bem como para ONGs e Movimentos Sociais.



A Comissão Técnica sobre Manguezais, além da representante das universidades é composta por:



I - um representante convidado, titular e suplente, de cada órgão e entidade a seguir indicados:



a) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, que a coordenará;

b) Ministério do Meio Ambiente;

c) Ministério da Pesca e Aquicultura;

d) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA;

e) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA;

f) Representante Universidades Brasileiras

g)Agência Nacional de Águas-ANA;



II - um representante convidado, titular e suplente, das entidades a seguir indicadas:



a) Instituição Representativa dos Pescadores Artesanais;

b) Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente- ANAMMA;

c) Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente-ABEMA;

d) Instituição Representativa dos Extrativistas;



III - um representante convidado, titular e suplente, da sociedade civil organizada a seguir indicada:



a) Rede MangueMar;

b) Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento-FBOMS.



O Ministério de Meio Ambiente considerando os diversos compromissos assumidos nas Convenções sobre Diversidade Biológica e de Zonas Úmidas de Importância Internacional (Ramsar), bem como os objetivos do Projeto PNUD/BRA/07/G32 (Manguezais do Brasil) homologou tal portaria. E a Profª Drª Flávia Mochel, já começou a trabalhar, a convite do reitor Natalino Salgado, em reunião administrativa com gestores,e profºs-pesquisadores dos demais campi da UFMA, na última sexta-feira, dia 01 de julho, a representante divulgou o trabalho da Comissão Técnica Nacional em favor dos Manguezais e incentivou futuros projetos em Educação Ambiental, também no continente considerando as especificidades naturais de cada campus e região.



O reitor parabenizou a docente novamente pelo seu trabalho e reconhecimento nacional, bem como, aproveitou o momento para anunciar o resultado da enquete para a escolha das palavras chaves da temática da 64² Reunião da SBPC, que acontecerá em 2012 sediada pela UFMA. CULTURA foi a mais votada, seguida bem próxima por SUSTENTABILIDADE E POBREZA. Na próxima semana, a Comissão da SBPC /UFMA em 2012, a qual faz parte também a Profª Flávia, a partir dessa votação (quase 10 mil internautas-participantes) delimitará o tema que já deverá ser anunciado durante 63ª Reunião que acontecerá entre 10 e 15 de Julho de 2011, em Goiânia.



Fonte: ufma.br